O Carnaval tem sua origem na Antiguidade com festas aos deuses onde se permitia uma alteração na ordem social, desta maneira, os escravos e servos assumiam os lugares dos senhores e a população aproveitava para se divertir.
Esta tradição foi trazida ao Brasil pelos colonizadores portugueses, manifestando-se inicialmente por meio do entrudo, uma brincadeira popular portuguesa que consistia em zombarias públicas e em molhar ou sujar pessoas que passavam pela rua, com líquidos que poderiam ser aromatizados, mas também malcheirosos. Essa prática com o tempo caiu em desuso, em função da repressão que se estabeleceu contra ela.
Contudo, transformou-se em outras manifestações populares que acabaram evoluindo para a festa linda que conhecemos hoje. As escolas de samba surgiram em meados dos anos 20 e passaram a ser uma importante atividade comercial a partir dos anos 60. A Sapucaí foi inaugurada em 1984 e, desde então, sedia os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro.
O Rio de Janeiro sedia uma das maiores festas de carnaval do Brasil, mas tal festividade se espalha pelo país inteiro, com frevos, bloquinhos de rua, rodas de samba, trios elétricos, festas à fantasia, de vários estilos musicais, desfiles, paradas, sendo uma festa muito democrática, que cada um pode comemorar da sua forma.
O carnaval é uma das maiores celebrações à vida do povo brasileiro, é momento de festa, de alegria e descontração. De estar com os amigos e família em festividade, por isso não poderia deixar também de ser lembrado no Calendário Grafdil 2023!