Inauguramos o nosso calendário 2023 com a comemoração do Ano Novo Chinês que, em 2023, será no dia 22 de Janeiro. A comemoração da virada do ano conforme esse calendário é adotada por diversas nações do oriente e a cada ano cai num dia diferente do calendário ocidental. Isso porque o calendário chinês é lunissolar, ou seja, leva em consideração tanto as fases da lua, quanto a posição do sol.
Importante mencionar que os chineses relacionam cada novo ano a um dos doze animais que teriam atendido ao chamado de Buda para uma reunião e como agradecimento foram transformados nos signos da astrologia chinesa. São eles o rato, o boi, o tigre, o coelho, o dragão, a cobra, o cavalo, o carneiro, o macaco, o galo, o cachorro e o porco.
2023 é o ano do coelho, que simboliza para os orientais beleza e boa sorte, prometendo ser um ano de felicidade, gentileza e serenidade para a maioria das pessoas!
As principais tradições praticadas nesse dia são a entrega de envelopes vermelhos contendo dinheiro, o que se acredita que afaste espíritos malignos, troca de presentes, fogos de artifício, mercados e feiras.
As roupas usadas durante a festividade geralmente são novas e da cor vermelha, ou outras cores vibrantes, pois se acredita que essa cor afugenta os maus espíritos e traz sorte.
Outra importante tradição é que por se tratar de uma festa familiar, deve-se tirar um retrato da família em frente a casa, com o membro masculino mais velho sentado ao centro.
As famosas lanternas vermelhas que decoram as ruas durante esse período acredita-se que afastam os maus espíritos, já as alegorias de dragões fazem parte da típica dança do dragão, um espetáculo folclórico relacionado à agricultura e à fartura.
O Ano Novo Chinês é, portanto, uma festividade permeada por superstições e cheia de cultura, comemorada ao redor de todo o mundo pela população orientar, oriunda dessa cultura, e agora também por nós, através do calendário Grafdil 2023!