O Holi festival, ou festival das cores, é uma celebração hinduísta, que surgiu com base em várias mitologias hindus, principalmente a lenda de Krishna e Radha, a qual conta que Krishna amava Radha, mas se sentia mal por conta da diferença de suas cores de pele. Então, seguindo o conselho de sua mãe, ele pintou o rosto de maneira colorida pra ficar da mesma cor que sua amada, de modo que pudessem celebrar seu amor juntos sem julgamentos.
É a festividade mais colorida e famosa de toda a ÍNDIA, que anuncia a chegada da primavera e o fim do inverno, simbolizando a vitória do bem sobre o mal. As tintas e os pós invadem as ruas indianas unindo pessoas de todos os cantos em uma só celebração.
A festa se assemelha bastante ao nosso carnaval, pois além de envolver muita musica, dança e alegria, tem como única regra se divertir, sem distinções de classe social, religião e raça. Fazendo com que toda a desigualdade desapareça entre as cores do festival.
Na véspera do festival, as pessoas recolhem galhos e folhas secas, e constroem várias fogueiras pelas ruas das cidades, o que simboliza a purificação de todas as maldades. Assim que as fogueiras se apagam pela manhã, a celebração começa!
As ruas são tomadas por diversas pessoas que festejam jogando pó e tintas colorias, umas nas outras. É uma comoração muito animada, onde por toda parte é comum ouvir indianos lhe desejando um Happy Holi!
Inicialmente o pó colorido era preparado com ervas medicinais e flores que eram moídas e misturadas com água até formarem um pó. Entretanto, com o tempo foram incluídos alguns materiais sintéticos para que tivesse mais opção de tonalidades de cores.
As cores são escolhidas de acordo com seus significados e aquilo que cada um deseja transmitir nesse dia, sendo eles:
Amarelo: piedade / humildade / saúde
Laranja: otimismo / alegria
Azul: calma
Vermelho: pureza / fertilidade / beleza
Rosa: amor
Verde: vitalidade / força
O festival das cores acontece em todos os lugares da Índia, mas a celebração tem mais força no norte do país.